CIRURGIA PLÁSTICA PÓS GASTROPLASTIA

A obesidade é um grave problema de saúde, associado a muitas complicações a longo prazo. A cirurgia bariátrica constitui um passo importante na busca pela saúde e envolve grandes mudanças de estilo de vida. Esse processo é acompanhado de perto por uma equipe multidisciplinar, da qual faz parte o cirurgião plástico, que age na conclusão dessas mudanças.

Pessoas que foram submetidas à gastroplastia  podem se beneficiar bastante com a cirurgia plástica! Pela grande perda de peso é frequente que haja uma grande flacidez na pele, corrigível através da retirada desse excesso por cirurgia. Essa flacidez pode interferir na auto-estima, gerar problemas de auto-imagem, dificultar a prática de atividades físicas, causar desordens de pele, entre outros problemas. A cirurgia a ser realizada depende da região com flacidez, podendo ser: abdominoplastia (cirurgia do abdome, quase sempre com cicatriz “em âncora”), torsoplastia (cirurgia do abdome e das costas), mamoplastia (cirurgia das mamas, geralmente com necessidade de implantes mamários de silicone), cruroplastia (cirurgia das coxas e virilhas), braquioplastia (cirurgia dos braços e axilas) e lifting facial (cirurgia da face). A depender de cada caso, podem ser realizadas mais de uma cirurgia num mesmo dia, o que deve ser discutido em consulta, sempre priorizando a segurança do paciente. Esses procedimentos, devido à grande flacidez da pele, tem algumas diferenças e particularidades, além de um tempo de cirurgia maior, sendo necessário experiência da equipe de cirurgiões para um bom resultado.

Os pacientes que desejam operar já devem ter seu peso estabilizado, estar sem desordens nutricionais (como anemia e deficiência de vitaminas, por exemplo), não podem ser fumantes, não podem ser portadores de desordens psiquiátricas e devem estar com acompanhamento médico em dia, com liberação pelo cardiologista para a cirurgia. Costumamos dizer que a cirurgia plástica após grandes perdas ponderais fecha com chave de ouro esse processo de mudança de estilo de vida, iniciando uma nova etapa na história do paciente!

Para a manutenção dos resultados e evitar o reganho de peso, os cuidados devem ser permanentes, para toda a vida. É importante uma alimentação balanceada, prática rotineira de exercícios físicos, manter-se longe do cigarro e do excesso de bebidas alcoólicas, além de equilíbrio emocional para manter a auto-estima em alta e ficar livre das compulsões! Envolver a família e os amigos nesse projeto ajuda muito também! Estamos juntos nesse desafio!

“Dê o primeiro passo na fé. Você não precisa ver a escada inteira. Apenas dê o primeiro passo.” Martin Luther King Jr

Dra. Luciana de Vasconcelos Sá Pasqual e Dr. Gustavo Felipe Pasqual

Leave a reply